CICLO DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS

transformar o amanhã
COLETA

Os materiais reciclados são provenientes de resíduos pós consumo doméstico ou comercial (embalagens em geral), adquiridos de cooperativas, catadores, pontos de entregas voluntários, coleta seletiva.

ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E DESTINO DOS RESÍDUOS DE PAPÉIS/PAPELÃO; VIDROS E ALUMÍNIOS

Com relação aos resíduos de papel/papelão; vidro e alumínio a POTY AMBIENTAL é destinatária intermediadora (área de transbordo), onde é realizada a triagem e classificação destes materiais, sendo encaminhados para empreendimentos de reciclagem final, a seguir destaca-se sobre o curso individual destes materiais:

  • Papel e Papelão: Triagem, ocorrendo a separação dos plásticos e resíduos que por ventura ainda estejam unidos. Posteriormente, o material é armazenado  em caçambas de empresas terceirizadas, sendo recolhidas pela própria instituição.
  • Vidros: Triagem e classificação, retiradas de impurezas, armazenamento em caçambas e destinadas a recicladoras, recolhidas pela própria instituição.
  • Alumínio: Triagem e classificação, retiradas de sujeiras (limpeza), prensagem, gerando fardos e destinados a indústria de reciclagem.

As unidades de tratamento, beneficiamento e/ou destinação final para estes resíduos subscritos, são:

RESÍDUOS DESTINAÇÃO  FINAL
Papel/Papelão RECICLA-ACAO COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA RECICLAGEM LTDA
PAPEL BRAS COMERCIO DE APARAS LTDA
Vidros RENATA ANDREIA VILELA SEICENTO
Alumínio NOVELIS DO BRASIL LTDA
ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E DESTINO DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS

O armazenamento dos materiais plásticos (matéria-prima) é em área impermeável. Posteriormente, a recepção das embalagens, é realizada a separação por tipo e cor, componentes feitos de mais um tipo de plástico, como rótulos e tampas também são separados.

TRATAMENTO

Em seguida, ocorrem o processo de moagem/lavagem, sendo levados aos moinhos, onde são fragmentados e lavados em tanques com água, para retirada de contaminantes.

Após esta etapa, em uma secadora é retirada a umidade do material, seguidamente, ocorre por meio automatizado a separação dos materiais contaminantes, sendo por fim feita a compactação e transformação  em “flakes” (grãos plásticos),  armazenados em  big bags, em área coberta.

DESTINAÇÃO FINAL

Após ao processo produtivo os grãos plásticos são comercializados para indústrias de transformação, onde são gerados os bens de consumo e retornados ao mercado.